De olho na saúde da visão das crianças
As férias escolares estão quase chegando ao fim e é preciso ficar atento para ver se seu filho (a) não está enfrentando algum problema de visão. Os sinais são pequenos e podem passar quase despercebidos na correria do dia a dia. Separamos oito dicas que podem te ajudar a identificar caso ele esteja sofrendo com algum problema de visão.
A maioria dos problemas relacionados à oftalmologia se manifestam ainda na infância, principalmente astigmatismo e a miopia que afeta mais de 35 milhões de pessoas no Brasil. Além disso, situações mais graves como glaucoma, ceratocone, estrabismo, ambliopia, síndrome de olho seco e até mesmo a catarata podem atingir os pequenos.
1 - Olhos grudados na telinha
Se seu filho sempre prefere o local mais próximo da tela, isso pode ser um sinal de que ele não está enxergando bem.
2 - Dores de cabeça constantes
Caso a criança se queixe de forma frequente de dores de cabeça, especialmente depois da aula, isso também pode ser um sinal de alerta.
3 - Lacrimejar de forma excessiva
Caso o lacrimejamento não ocorra em situações esperadas, qualquer tipo de fluido liberado pelos olhos - especialmente de forma frequente, precisa ser observado pelos pais. Nesse caso, o lacrimejamento pode ser transparente e não indicar sinais de infecção, mas mesmo assim precisa ser investigada, pois pode ser sinal de alguma doença como glaucoma, uveíte, conjuntivite e síndrome dos olhos secos.
4 - Coceira constante nos olhos
Quando estão com sono, as crianças possuem o hábito de coçar os olhos com mais frequência. No entanto, quando isso acontece fora do momento do sono, pode significar algum tipo de alergia ou conjuntivite. Mesmo que pareça algo inofensivo, o ato de coçar os olhos pode levar a lesões oculares, resultando em um quadro de ceratocone.
5 - Inclinar a cabeça ou fechar um dos olhos para enxergar
Esse é um jeito inocente de compensar um problema de visão que atinge apenas um dos olhos. Geralmente chamada de ambliopia, se não tratada, com o tempo pode levar a um quadro de estrabismo.
6 - Dificuldade de acompanhar linhas de texto
Acompanhar um texto com os olhos é uma tarefa comum e simples, no entanto, algumas crianças com problema de visão, não conseguem fazer isso sem usar o dedo. Essa ação pode indicar convergência, astigmatismo ou miopia.
7 - Sensibilidade exagerada à luz
Uma criança com fotofobia costuma ficar desconfortável em ambientes com muita luminosidade e tem dificuldade de manter os olhos abertos. Essa condição pode ser um alerta para lesões na córnea, conjuntivite, blefarite e outras inflamações nos olhos.
8 - Mau desempenho escolar
Esse é um dos sinais mais claros de que algo está errado. A dificuldade no aprendizado especialmente durante a primeira infância deve ser observado, pois pode significar algo.
Se você identificar algum desses sinais, procure seu oftalmologista.