05 Ago

O olho humano é como uma lente de câmera

 Já parou para analisar a semelhança do olho humano com uma câmera fotográfica? Sempre que visualizamos algo através do olhar, registramos na memória, assim como é feito com o aplicativo da câmera do celular ou com uma máquina profissional quando visto algo que merece ser registrado. 

Não é apenas pelo fato de registrar imagens, mas a pupila do olho e a lente de uma câmera tem muitas semelhanças. Vamos te explicar e tudo isso fará ainda mais sentido. 

Lente de câmera x olho humano: as semelhanças

O olho humano, assim como uma máquina, tem a capacidade de controlar a quantidade de luz que entra. Nos olhos quem faz esse trabalho é a pupila, já na câmera, isso é feito pela lente. 

Outra semelhança é que as câmeras e os olhos focam imagens invertidas em superfícies sensíveis à luz. O equipamento faz isso em um filme ou um sensor e os olhos na retina (composta por dois tipos de células foto-receptoras, os bastonetes, que permitem a recepção de claro e escuros e os cones, responsáveis pela percepção das cores.)

 A lente humana é mais sensível que a do equipamento

A lente de uma câmera possui muitas semelhanças com o olho humano

Uma das principais diferenças está na capacidade que o olho humano tem de focar objetos em diferentes distâncias. Já a lente da máquina fotográfica, como é algo rígido, precisa ser movida para mais perto ou longe do filme. 

A câmera pode ter várias lentes para produzir imagens mais nítidas possíveis, enquanto o olho humano tem apenas uma cada.

Imagem subjetiva x objetiva

Quando uma imagem com a câmera é feita, o resultado disso é uma fotografia objetiva. Ou seja, feita de um único instante  e que mostra todos os detalhes e cores. Diferente do olhar humano que só pode ver detalhes nítidos no centro da nossa visão.

Olho humano com alcance superior

Enquanto os sensores das câmeras são muito sensíveis à luz, a retina humana não. Isso significa que os equipamentos não tem a capacidade dos olhos para captar todos os nuances de luz que uma cena mostra. Analise o quanto os olhos são capazes de se adaptar a um dia de muito sol e uma noite sem lua.

 Cuide do seu olhar

Para manter seus olhos sempre bem cuidados é importante que você frequente o oftalmologista de forma regular e, sempre que saia ao sol, use óculos de sol com proteção UV. Todos esses cuidados garantem uma visão saudável.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES