11 Out

Quando levar meu filho ao oftalmologista?

O momento certo de levar os filhos ao oftalmologista é uma dúvida frequente dos pais, mas uma coisa é certa: quanto antes você levar, mais fácil será de diagnosticar e tratar um problema de visão. 

Além do momento certo de levar seu filho ao profissional da visão, você também pode observar alguns sinais. O indicado é que no primeiro ano de vida, o bebê seja acompanhado de forma frequente porque é nesse período que os olhos mais se desenvolvem - em um ritmo até maior que os órgãos do corpo. 

Nas primeiras 24h de vida o bebê passa pelo teste do olhinho, ainda na maternidade, para avaliar se há dificuldade para que a luz passe pela retina e chegue até o cérebro. 

Entre os 3 e 6 meses, a visita ao oftalmologista é para identificar possíveis dificuldades no desenvolvimento da visão e do olho ou problemas de má-formação. Quando a criança completar um ano, o profissional poderá avaliar o desenvolvimento da visão. 

Essa visita frequente seguirá na faixa etária dos 2 a 3 anos para diagnosticar possíveis problemas de formação e desenvolvimento, como estrabismo e anisometropia. 

Na faixa dos 5 a 7 anos, a visita ao oftalmologista acontece justamente devido ao início da vida escolar. Nessa faixa etária já podem ser percebidos problemas com miopia, astigmatismo, hipermetropia, fatores que podem influenciar na alfabetização da criança. 

Depois, entre 12 e 15 anos, a consulta é importante para reavaliar a presença dos problemas refracionais. Ainda é comum diagnosticar a miopia nessa idade. 

Essas são apenas algumas orientações básicas e que podem te ajudar a identificar a hora de levar seu filho ao oftalmologista. 



RECEBA NOSSAS NOVIDADES