07 Fev

Retinoblasma: tudo o que você precisa saber sobre esse câncer raro!

Há poucos dias a doença de Retinoblastoma ganhou destaque nas Redes Sociais e foi pauta em grandes Portais Jonalísticos. Isso porque Tiago Leifert e Daiana Garbin compartilharam nas redes sociais informações sobre o diagnóstico desse câncer raro enfrentado pela filha. Inclusive, quando foi ao ar, compartilhei aqui nos stories o IGTV como forma de alerta!

Bom, meu objetivo hoje é compartilhar mais informações sobre esse tema delicado e que merece a nossa atenção! Por isso, preparei esse conteúdo super completo sobre Retinoblastoma. Afinal, informação salva vidas!

Confira as principais informações sobre esse câncer e como pode ser diagnosticado.

O Retinoblastoma é o tipo mais comum de câncer de olho em crianças, correspondendo a 2% dos cânceres infantis. Essa doença é causada por mutações em determinados genes, e surge na retina, que está localizada na parte posterior do globo ocular.

Importante!
- A doença é mais comum em bebês e crianças pequenas.
- A idade média, no momento do diagnóstico, é de 2 anos, e raramente ocorre em crianças com mais de 6 anos de idade.

Os principais sinais e sintomas do retinoblastomas são:
- Reflexo pupilar branco: a pupila fica branca ou rosa. Esse brilho branco no olho geralmente é percebido em fotos tiradas com flash e também pode ser observado pelo médico da criança durante um exame oftalmológico de rotina.
- Estrabismo: condição na qual os dois olhos não parecem olhar na mesma direção. Mas atenção porque vários fatores causam o estrabismo, e o retinoblastoma pode ser uma das raras causas.

Outros sintomas que merecem atenção: problemas de visão, vermelhidão da parte branca do olho, sangramento na parte anterior do olho, a pupila não diminui de tamanho quando exposta à luz brilhante, cor diferente de cada íris, entre outros.

É importante destacar que esses sintomas não são exclusivos da Retinoblastoma! Portanto, caso o seu filho apresente qualquer um desses sinais, consulte um pediatra e/ou um oftalmologista.

Fiquem de olho nos sinais de nossas crianças! 

 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES