07 Nov

Vamos falar sobre Fotofobia! Conhece? Já ouviu falar?

Fotofobia é quando a pessoa não consegue olhar diretamente para luz. Trata-se de uma consequência de outras condições de saúde e não a origem de problemas. Além disso, a causa para que ela ocorra pode ter, ou não, relação com os olhos.

SINTOMAS:

Tende a surgir a partir de doenças como: glaucoma, catarata, conjuntivite, entre outras que ocorrem na região ocular. Condições genéticas como o albinismo também podem provocar a fotofobia, em razão da menor quantidade de pigmentação nos olhos. Outras complicações como gripe, enxaqueca, meningite, botulismo e tumores hipofisários também são formas de fazer com que o sintoma da fotofobia surja.

COMO TRATAR?

O tratamento para a fotofobia dependerá da condição que a originou. Se ela surgiu a partir de uma doença na região dos olhos, o médico oftalmologista receitará o medicamento ou o procedimento mais adequado. Se a origem for genética, o melhor a se fazer é buscar prevenir que o sintoma seja um empecilho para as tarefas do dia a dia. Já na hipótese de o problema decorrer de uma doença não relacionada à região ocular, também é necessário procurar um Oftalmologista.

 

Fique atento a sua saúde ocular. Qualquer irritação que não seja comum, procure um Oftalmologista!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES