08 Mar

Você sabe o que é a luz azul?

A luz azul está presente em nosso dia a dia! Ela é um intervalo do espectro de luz visível que, inclusive, está presente na luz do sol por meio dos raios de luz visível. Em relação aos outros raios de luz emitidos pela luz do sol, a luz azul tem comprimento de onda curto e com energia do que os raios de outras cores, como os raios vermelhos que também são raios de luz visíveis. 

Há de destacar que a luz azul tem o comprimento de onda maior e menos energia que os raios ultravioleta, que não são visíveis e também podem causar problemas à visão. Mesmo com menos energia que os raios UV, a luz azul é capa de chegar até a retina e causar danos.

Espectro da Luz

Apesar da Luz Azul poder causar problemas para a visão, ela também é importante para a saúde! Conforme alguns estudos divulgados recentemente, a exposição a este raio de alta energia aumenta o estado de alerta, ajuda a memória e a função cognitiva. Ela também eleva o humor!

>> A luz azul é muito importante também na regulação do nosso sono.

O problema é quando a exposição à luz azul é exagerado. E, isto é o que tem acontecido com frequência. Mesmo que ela auxilie no aumento da concentração e da produtividade, a alta exposição pode ser a causa de lesões permanentes nos olhos. Por isso, é importante estar atento a luminosidade das telas dos dispositivos. As telinhas também emitem estes raios, e embora em pouca quantidade, o tempo que passamos na frente destas telas prejudica as moléculas oculares e pode levar até mesmo à cegueira a longo prazo em casos extremos.

Problemas que podem ser provocados pela luz azul

Um dos problemas provocados pela luz azul é a degeneração macular, doença que resulta na perda progressiva da visão em pessoas acima de 50 anos. Isso acontece quando as células sensíveis à luz morrem devido à formação de toxinas na região.

Inflamações na córnea são outros desconfortos provocados pela exposição desenfreada à luz azul que também pode afetar o cristalino e causar catarata. Sendo assim, o uso de óculos com lentes especiais para bloquear os danos da claridade das telas é fundamental para proteger a saúde dos olhos.

Além disso, a exposição a luz azul sem controle tende a causar fadiga ocular e dores de cabeça. E, da mesma forma que a exposição adequada a luz azul ajuda a regular o sono, uma exposição muito maior acaba por bagunçar este ciclo, o que causa insônia.

>> O acesso as telinhas está cada vez mais habitual. Afinal, elas fazem parte do dia a dia! Por isso, como especialistas em óculos, nosso objetivo é te alertar! É importantíssimo  termos cuidados para proteger nossa saúde ocular. E, uma solução para situações como estas que trouxemos hoje são: as lentes bloqueadoras de luz azul ou Lentes Blue Light, que não deixam esta luz chegar até a retina. Se quiser saber mais, nos manda um e-mail ou nos chama no whats!

 

RECEBA NOSSAS NOVIDADES